Medidas de Poupança implementadas na Piscina Municipal

19-01-2012 09:17

Numa altura em que o nosso país enfrenta uma grave crise financeira, cabe a todos tomar medidas que, de alguma forma, possam reduzir custos.

Desde o início desta semana foram implementadas algumas medidas na Piscina Municipal, extremamente simples, que certamente irão ajudar a reduzir o valor da factura da electricidade, ao final do mês.

Para que se perceba o que está a ser feito, tal como demonstra a foto, foram colados pequenos círculos de diferentes cores junto aos disjuntores do quadro eléctrico, isto, claro está, depois de se perceber que a Piscina funciona normalmente sem que haja necessidade de estarem todas as luzes ligadas.

As cores assinalam a importância que os disjuntores têm para o funcionamento da Piscina. A cor verde representa o que realmente tem de ser ligado assim que anoitece ou a parte dos balneários que, por vezes, também têm de ser ligados durante o dia. A cor azul surge num segundo grau de importância e nunca se ligam durante o dia. Mesmo à noite, os disjuntores marcados a cor azul, poderão funcionar de forma alternada se disserem respeito à mesma divisão, como é o caso dos corredores (os que possuem a pinta negra ligam-se nos dias impares e os outros nos dias pares).

Os disjuntores marcados a cor vermelha, por incrível que possa parecer, nunca há necessidade de serem ligados, uma vez que as outras lâmpadas existentes por perto já permitem a suficiente iluminação dessas zonas.

Resumindo, com uma medida extremamente simples, passaram a estar desligadas 24 lâmpadas fluorescentes, que em nada prejudicam o normal funcionamento da Piscina Municipal de Ferreira do Zêzere. Feitas as contas, são 988 Watt/hora que são poupados ao longo de 4 horas diárias, ou seja, aproximadamente 87 kW por mês!

Para além disso, ao longo do restante período de abertura da Piscina Municipal, passou a ter-se um maior cuidado com o ligar e desligar das luzes, evitando-se ao máximo que permaneçam ligadas, sem que seja realmente necessário.

87 kW a menos, por mês, ainda não é verdadeiramente significativo, mas já um princípio. Temos ainda várias formas de reduzir os custos de manutenção da Piscina Municipal e que, entretanto, também iremos implementar. O objectivo será sempre o de poupar, sem prejudicar minimamente as actividades que aí decorrem, e mantendo a boa qualidade que a nossa Piscina tem apresentado.

 

Veja esta e as outras notícias do nosso Site na secção "Noticías"